Preconceitos no Mercado d Trabalho (e em geral)


Agora a pouco estava assistindo ao programa Encontro, na Rede Globo e a matéria era o "preconceito no mercado de trabalho".
Perfis que geralmente encontram preconceito ou resistência em entrevistas ou contratações; pessoas negras, mulheres grávidas ou mães recentes, pessoas que moram longe, gays, homens com barba, etc.

Quando o quesito era "pessoas com piercing e tatuagens" minha mãe já disparou -"Eu não contrataria ele, odeio tatuagens"!
Simplismente orientei à ela que, se odeia tatuagens, não faça!!! Pois nenhuma entre as tantas tatuagens que eu tenho me fizeram à força. Tive que pagar por elas, aliás!

Esse trecho é somente para ilustrar a maioria dos preconceitos vividos e replicados na sociedade. Sociedade essa que a cada dia se torna mais inflexível e intolerante com quem vive ou se expressa de forma diferente do meu pensamento ou ideologia!

Eu não gosto de calcinha, não uso. Ponto. Simples, né?!? Agora, querer influenciar ou moldar os outros pelo meu gosto, pelo meu pensar? É como eu estar de dieta e querer proibir todo mundo de comer porque eu não posso! É uma escolha pessoal.

E não é definitiva, aliás!

Agora, querer definir o outro por tatuagens, piercings, barba, cor da pele, orientação sexual, cabelo, etc... E olha que creio que nem foi tratado o ponto de idade na conversa!
No trabalho que fiz na PUC RS, de recepção, a maioria (99%) das meninas eram jovens! Daí já reforça mais ainda o português de não terem me chamado para novos eventos... Além da questão de identidade de gênero, a idade também é fator de peso.
Pessoas acima dos 40 anos, que não tenham uma qualificação e especialização bacana, ou que estejam a um certo tempo fora do mercado de trabalho, geralmente não tem vez. Talvez mesmo para as vagas mais básicas, como limpeza e manutenção.

Numa página no Facebook de um rapaz que faz recrutamento para trabalho em eventos, sempre constava o termo "boa aparência"... Mesmo sabendo que hoje não é permitido o uso desse termo, quem lê já imagina os grupos que são excluídos ali...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario... Mas seja coerente com o texto e respeitoso (a) ao formular seus comentários... Este espaço é seu, então torne-o um agradável espaço de comunicação!