Dia Mundial de Combate ao Tabagismo

Se tem coisa que é desagradável, é alguém fumando perto de quem não fuma, e o obrigando a conviver ou suportar o tormento da fumaça fétida proporcionada pelo fumante. Também é desagradável quando alguém conversa conosco de perto, e sentimos aquele bafo terrível de cinzeiro. Se for mulher a causadora dessas deselegâncias, pior.


Eu nunca gostei do cheiro de cigarro, nem mesmo durante o pouco tempo em que fumei! Por incrível que pareça, eu que tanto odeio o cigarro, já fumei durante certo tempo. Era aquele cigarrinho perfumado (eu pensava assim) com canela ou sei lá o que, e por isso eu pensava que não fedia. Até que meu marido, por ver-me fumar, passou a fumar também. E então, como sempre fazemos, ví no outro a parte feia de algo que eu também fazia. O fedor. Começei a sentir aquele cheiro desagradável, e perguntei a ele se estava fumando o mesmo cigarro de que eu, e me surpreendi ao saber que sim. E que provavelmente eu também estava adquirindo aquele cheiro desagradável de cigarro.

Escolhi aquele bem mais caro justamente por ter odor agradável e suave, mas o resultado é o mesmo de um fabricado no paraguay e vendido pela metade do preço do mais barato de fabricação nacional. Ou seja, mau cheiro e saíde debilitada (doenças) ou até mesmo a morte. No meu caso, logo que começei a fumar tive episódios de tonturas, vertigens. Nem pasava pela minha cabeça que tivesse alguma ligação com meu novo hábito. Mas logo, as vertigens vinham logo após (ou durante) o fumo de um único cigarro. Ou seja, pagava cinco reais por uma caixa de veneno e pensava que era chique fumar; até me ajudava a emagreçer. Pode?

Começei a fumar por influências dos espíritos, quando pertencia á religião afro. Eu que odiava tanto cigarros e tinha nojo quando via alguém fumando, sentia uma necessidade imensa de fumar. E quando sentia que estava "encostada", essa vontade era incontrolável. Então, comprei o primeiro maço para ter em casa, quando desse vontade. Fumava de vez em quando; depois era pelo menos um por dia. Depois já estava fumando tantos cigarros por dia que já nem sabia. O cigarro já era meu companheiro (letal) de todas as horas. Consequentemente, as tonturas aumentavam, e começava uma dor de cabeça eventual.

Mas minha mãe como sempre, usada por Deus, me ligou certa manhã e contou de um sonho estranho que tivera. Não lembrava muito bem, mas um homem havia aparecido á ela no sonho, e ela não viu seu rosto e nem lembrava de toda a frase que disse a ela; mas lembrava que ele lhe disse uma palavraque ela desconhecia: "TABATISMO", ou algo assim. Mamãe não é 'estudada', e sempre que tem dúvidas por alguma palavra desconhecida me liga para eu lhe esclarecer. Ela diz que sabe que tenho paciência para lhe ensinar e que também, jamais irei rir de seu desconhecimento. Quando ela me disse a palavra, tremi de susto, pois sabia o que era, e sabia que era um recado para mim. A palavra era na verdade TABAGISMO! Era um alerta para que eu parsse de vez com aquilo, que certamente me lavaria a um fim trágico e urgente.

Eu disse a ela o significado da palavra, mas não revelei que era um recado para mim. Não contei que eu estava fumando. Ela jamais ficou sabendo que talvez, quem sabe, foi mensageira do Senhor para livrar-me da morte. Para salvar a minha vida, pois depois daquele dia fui diminuindo o cigarro (cada vez que ia fumar lembrava do alerta daquele homem) até que parei de vez. Mas só parei realmente de fumar após sair da religião (isso eu conto um dia, em outro post). Hpje me parece mentira que um dia coloquei cigarro na boca.

Hoje me arrependo de ter colocado dinheiro em algo tão prejudicial, e até deselegante. Meus cabelos já não tem mais aquele cheiro de cigarro, nem minhas roupas e até bolsas. Minha saúde está cem por cento, nada de vertigens. Torrar meu dinheirinho agora, só se for para comprar perfumes; prefiro o bom cheiro ao mal.

Infelizmente, ainda cresce a cada dia o número de fumantes no Brasil. Principalmente entre os adolescentes. Pessoas que colocam em risco seu bem estar, sua saúde e a daqueles que o rodeiam. Crianças que tem pais ou algum outro fumante em casa tem mais chances de desenvolverem problemas respiratórios e pulmonares (e também de tornarem-se fumantes no futuro). Isso é um crime; e pensar que por inúmeras vezes já ví mulheres grávidas fumando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario... Mas seja coerente com o texto e respeitoso (a) ao formular seus comentários... Este espaço é seu, então torne-o um agradável espaço de comunicação!