Tristeza, Depressão, Bipolaridade e DDA

Hoje estava assistindo ao programa da Igreja Universal do Reino de Deus, na Bandeirantes, a pauta era Monique Evans. Fizeram um apanhado de matérias com entrevistas, falas e também flashes de sua participação no reality "A Fazenda", na Rede Record.
Nas matérias, Monique contava sobre os dramas que passara em sua vida e as crises que teve de superar. Revelou sofrer de depressão, bipolaridade e DDA.

Ainda em sua primeira passagem pela Fazenda, Monique Evans dá uma lição de superação, relatando sobre suas crises de depressão. Ao ser perguntada por Nany desde quando sofre de depressão, revela que desde que nasceu. Contou que em suas crises mais intensas cortou o bico de seu seio, tentou o suicídio por cinco vezes, e que até hoje acha o mundo muito feio!

Nessa edição de "A Fazenda",  Monique está visivelmente mais leve, tranquila. Chora muito, as vezes parece ser até sem motivo. Mas esta semana, em uma conversa com Marlon ela explicou de forma lúdica seu comportamento, que até justifica sua mudança: "Temos conosco uma lixeira, como em um computador. Quando estamos tristes, magoados, irritados precisamos esvazia-la (chorar, gritar, desabafar) Se guardamos tudo o que nos magoa, sufoca e entristece, não suportamos, caímos. É por isso que eu choro à beça, para esvaziar, senão, me faz mal".

Tem dado certo, pois após sua saida da edição anterior do reality, ainda na primeira semana, Monique caiu em depressão sentindo-se rejeitada (nem eu imaginei que ela sairia, sendo tão amada e tendo um fã clube tão grande) e até afastou-de da televisão. Ela revelou naquela mesma conversa com Marlon: "meu pai morreu de tristeza... E nesse ano que passou, sofri tanto que pensei que também iria morrer"! Esvaziou novamente a lixeira. E logo depois estava novamente, leve e sorridente. De bem com a vida!

É bom ver pessoas que já estiveram no fundo do poço, imergindo, renascendo para a vida! Cada vez que ela volta de uma "roça", quase choro junto com ela, pois imagino, sinto na pele o que ela sente. Pois tem ficado e tirado pessoas fortes, homens bonitos, etc... Imagino que ela sente-se abraçada, acolhida pelo Brasil. Lavou a alma, elevou o espirito. E é mereçedora de todo esse amor, inclusive de ganhar o premio de 2milhões de reais.

Assistindo ao programa e acompanhando suas falas e seu drama lembrei de minhas próprias experiencias com a depressão, de quanto sofrimento enfrentei sozinha. Pois por muitas vezes procurei por auxilio, mas psiquiatra pelo SUS é dificil, então precisei me desdobrar, me reinventar para contornar a situação e botar a depressão para escanteio. Sofri muito mesmo, tentei o suicidio várias vezes. Sentia-me sozinha. Odiava a mim e aos outros. Sentia pena de mim e dos outros. Só pensava em morrer e descansar.

Ainda, sinceramente, não vejo graça na vida: nascer, crescer, envelhecer e morrer (alguns morrem jovens). Prá que? Construir para deixar para trás? Aprender e logo morrer? Amar e perder?
Esse ciclo para mim ainda é uma palhaçada, apenas agora tem alguma graça, estou aprendendo à ver a beleza das coisas da vida. Curtir um dia de cada vez. Ser leve com a vida, esperando que ela seja leve comigo. Buscando em Deus as respostas para as perguntas e suporte para as mudanças.

Além de depressão (que penso que superei) creio, em meu próprio diagnóstico, que eu sofra também de bipolaridade, ansiedade e DDA; todo o kit! Estou feliz, e de repente, algo me aperta o peito e traz um tristeza, que logo vira irritação ou raiva até (bipolaridade). Vou aos extremos. Meu marido me compara à uma Ferrari, diz que vou de 0 à 100 em 5 segundos.
Além disso, tenho dificuldade de concentração (DDA), não consigo fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Se tiver com duas panelas no fogo ao mesmo tempo, uma queima!
São fardos pesados para carregar sozinha, busco na fé, entregando minha vida a Jesus Cristo, a força e coragem para enfrentar e superar as dores e barreiras da vida. Além da esperança para pensar que vale a pena viver, que sou especial aos olhos de Deus.

Torço muito pela Monique, sei que ela é especial, e que superará todos os seus problemas. Espero que ela ganhe o premio máximo do programa. Tenho um carinho muito especial por ela. Vou votar, e muito pára que ganhe. pelo exemplo que superação que ela me deu! Força Titia Monique! O Brasil te ama!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario... Mas seja coerente com o texto e respeitoso (a) ao formular seus comentários... Este espaço é seu, então torne-o um agradável espaço de comunicação!