O Preconceito É Uó!

Muitas vezes, por sofrermos sempre tipos parecidos de constrangimentos e situações de discriminação, nos acostumamos com a condição de vitima e ponto!
Mas ontem, assistindo ao programa A Fazenda, da Rede Record, refleti sobre algo que acontecia desde o primeiro dia que acompanhei (24 hs no R7.com), a mudança de minha visão sobre algumas pessoas da fazenda. Agora como pessoas realmente, não como personagens ou noticias da TV. No primeiro dia que assisti, por exemplo, notei uma certa doçura no olhar de Geizy Arruda, seu comportamento "infantil", que até me pareceu naquele momento falso...
Mas depois, com o passar dos dias, hoje noto que talvez esta seja sua essencia, sua verdadeira personalidade, e que talvez ela não seja somente a moça do vestido rosa, que aproveitou uma oportunidade bizarra e preconceituosa e a reverteu a seu favor...
Outro exemplo, que mostrou-me, que por vezes somos (eu) o objeto do preconceito, foi conhecer o outro lado da Andressa Soares, a melancia. Que além da bunda do tamanho de duas melancias na vertical, ela é uma pessoa. Um ser humano, que tem familia, amigos, e sentimentos...
Fiquei surpresa com alguns relatos seus, por exemplo o fato de ela ter feito um curso de drenagem linfática corporal para fazer em suas amigas e dançarinas... Pois muita gente não pensa no próximo, e mesmo sem ser artista, tem o "sucesso" na cabeça e jamais faria o bem ao próximo pensando que isso é para os inferiores, os fracos...
E acreditem, nesta minha auto-análise, me doeu ver de fato que sou uma pessoa que também tenho meus preconceitos, assim como todos que me ferem e magoam, julgo as pessoas pelos rótulos que outros lhe imputam.
Sou falha, sou ridicula, mas felizmente não sou burra e tentarei tirar algo de positivo desta descoberta, e rever meus conceitos...
Não digo que jamais direi que "fulana é vagabunda"; mas pelo menos tentarei ver aquela "vagabunda" como filha, mãe, amiga, tia, irmã, PESSOA!
Pois sei como é ser julgada e condenada por trazer consigo o peso de rótulos preconceituosos; que ao invés de verem a pessoa como igual, fecham-lhe as portas e viram-lhe a cara colocando-lhe
á margem da sociedade e condenando-lhe à exclusão eterna... Pois sei de trans em geral, que já foram excluidas e até convidadas a se retirar até mesmo do ambiente escolar, mercado, restaurante, zona eleitoral, por sua condição de gênero apenas... Pode?
.............. Mas fofoqueira e intriguenta a Melancia é....... Ah, é!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario... Mas seja coerente com o texto e respeitoso (a) ao formular seus comentários... Este espaço é seu, então torne-o um agradável espaço de comunicação!