Troca Coletiva de Nomes Civis.

Gente, sei que faz algum tempo (um mês) que não posto, mas é que estava correndo com as coisas do meu casamento... Depois posto as fotos, OK?

Mas tenho uma novidade  que será um marco para o Movimento Trans; no post anterior, contei sobre as ações conjuntas de retificação de registro civil de travestis e transexuais que foram protocoladas no dia 29 de janeiro- Dia da Visibilidade Trans.

Pois o Juiz deu a sentença favorável para essas retificações! Felizmente, com esse deferimento, será muito mais fácil e rápido a partir de agora esse processo de retificação, e os constrangimentos vividos e relatados por pessoas de identidade trans por situações vexatórias causadas por um nome com o qual não se identifica, será coisa do passado!
Há muito tempo eu já tinha uma fala de que nossa luta não deveria ser mais pelo nome social (que teve seu tempo, e sua importância), pois ele não comtempla nossas necessidades e nem sana todas as complicações e constrangimentos de quando se utiliza documentos civis masculinos, em uma identidade de gênero feminina!

Agora, o Brasil (mais uma vez) poderá e deverá seguir a jurisprudência originada no Sul do país, que já é pioneiro em tantas outras questões específicas de direitos e conquistas LGBT!
Parabéns à Igualdade/RS pela inciciativa e ao Magistrado e sr juiz que julgou o mérito dessa ação, parabéns à todas ós, protagonistas dessas conquistas, parabéns ao RS.

3 comentários:

  1. parabens ao estado do rio grande do sul por mais este belo exemplo de cidadania

    ResponderExcluir
  2. Amei! Eu não consegui mudar meu nome, pediram laudo e eu ainda não tenho. Mas Deus sabe de todas as coisas, né? Feliz por elas!

    ResponderExcluir
  3. Greta querida, não há necessidade de laudo algum... Pois essa retificação não se dá por questões psicológicas e sim sociais! Em qual estado voce mora? Procure uma instituição do movimento trans (ONG) mais próxima e pensem juntas em quem sabe fazer algo semelhante... Uma ação conjunta tem maior visibilidade, e amparada por um movimento social então... Beijo e boa sorte!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario... Mas seja coerente com o texto e respeitoso (a) ao formular seus comentários... Este espaço é seu, então torne-o um agradável espaço de comunicação!