A Dor e a Delicia de Ser EU

Tenho andado meio introspectiva, pensando e fazendo um "balanço geral" de minha vida.
Sempre passo por isso, mas geralmente mais para o fim do ano, como uma revisada no ano que está por terminar, mas dessa vez além de ser bem antes (três meses) do fim do ano, essa reflexão é muito mais extensa, mais ampla no sentido de uma vivência mesmo.
Isso é super positivo. É salutar revermos conceitos, idéias e atitudes; mas principalmente aproveitar esse balanço para fazer uma viagem ao nosso interior, para sentir e ver as marcas e cicatrizes deixadas por nossas escolhas, e uma viagem ao exterior, para vermos nossa alma. O que estamos fazendo à ela e (ou) com ela.

Sempre fui uma pessoa difícil (e ainda sou), nunca fui influenciável, sempre firme em minhas posturas e conceitos, por muitas vezes quiz ser a dona da verdade. Bati de frente com pessoas queridas por bobagens inúmeras vezes, supervalorizei quem e oque não merecia outras muitas.
Passei por situações que endureceram-me o coração e escureceram-me a alma. Errei muito.

Busquei sempre ser amiga dos amigos, sincera a qualquer preço, honesta comigo e com os outros. Procurei ser uma pessoa decente, humana e leal. Procurei ajudar a quem precisava de auxilio, palavra, ouvido, ombro amigo!
Amei (e amo) a Deus acima de tudo, busquei não me afastar de seus ensinamentos e amar ao próximo como a mim mesmo (mesmo as vezes sendo difícil).

Amei, briguei, odiei, sorrí, busquei, cantei, chorei, dancei, gozei, espraguejei, beijei, trabalhei, doei, fui, voltei, neguei, adorei, cortei, subi, mudei, louvei, pintei, namorei, falei, abracei, decorei, nem sei...
Mas principalmente, vivi, aprendi e ainda desejo aprender.
Já fui péssima, já pedi para ser ainda pior. Hoje tento ser melhor e imploro para conseguir.

Das cicatrizes que ví, a maioria são de responsabilidade minha. Brigar por brigar, querer ter sempre razão, dar cabeçadas e continuar na teimosia.
Felizmente hoje, mais tranquila, consigo pela primeira vez depois de tanto tempo olhar novamente para dentro de mim e ver EU MESMA, com minhas DORES E DELÍCIAS.
Busco em minha fé em um Deus vivo e em seu amor incondicional, a força para ser melhor e a coragem para apontar meus erros e corrigi-los. pois encontrar, identificar os defeitos de um carro que não sai do lugar e não consertá-los, não o fará mover-se. E eu desejo sir do lugar, ir longe, alcançar o inalcansável.

Aprendí com a Ana Maria Braga, em uma de suas mensagens matinais, algo que é uma lição de vida:

Ser Feliz ou Ter Razão

Na vida, precisamos entender o que para nós é mais importante, ser feliz ou ter razão.

Se escolhermos ser feliz, daremos importancia somente para o que realmente tem importância: SER FELIZ. Aprender a relevar, entender e amar ao outro mesmo com seus defeitos. Não somos os donos da verdade.
Ter razão é bom, mas se escolhermos sempre ter razão (nunca relevar, entender ou se colocar no lugar do outro) será difícil ter felicidade. Pois tentar sempre ter razão, além de ser chato e cansativo, ainda nos faz brigar com quem amamos (ou conhecemos ou não) e isso nos traz tristeza na alma.

Então, a partir de agora quero é ser feliz! Lutar sim pelo o que acredito, mas algumas vezes pelo menos abrir mão de ter razão. Saber que a minha verdade é somente a MINHA VERDADE, não necessariamente a do outro. Que o respeito é um direito comum, que se não sou respeitada em minha essencia ou direitos, ou vejo o próximo nessa situação posso e devo lutar, brigar e reclamar o respeito. É até um dever de cidadania e jamais abrirei mão disso, mas de coisas pequenas, dou risada e sou feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario... Mas seja coerente com o texto e respeitoso (a) ao formular seus comentários... Este espaço é seu, então torne-o um agradável espaço de comunicação!