Transexualidade ou "ismo" ???

Olha, já estou cansando desta história de transexualismo. Até agora julgava ser justo sermos consignadas "doentes" para termos o acesso gratuito ao processo transexualizador e a cirurgia de transgenitalização em si. Mas agora, com a ampla discussão que tem acontecido tanto na midia quanto na rede e demais espaços de discuções, penso que esta hipocrisia poderia cair por terra, pois TODO MUNDO já sabe que não somos doentes por sermos transexuais, que apenas desejamos a cirurgia e como é nossa maior necessidade toleramos o fato de estarmos com aquele (maldito) número de CID10 que nos garante que a (bendita) cirurgia seja custeada pelo SUS; só isso!
Mas em contra partida, somos vistas como doentes, o que dá margem para alguns trator-nos como anormais, aberrações, etc...
A transexualidade é sim um caso de saúde pública, penso eu, pelo sofrimento e causas consequentes da não aceitação e identificação do sexo de nascimento, agravadas caso não se tenha acesso à cirurgia.
Pois a cirurgia melhora e muito a qualidade de vida da pessoa trans após a readequação (ou redesignação) sexual. Algumas pessoas COMEÇAM suas vidas de fato APÓS a realização da operação.
Eu nunca me senti doente. Nunca me coloquei nesta condição para justicar meus conflitos pessoais ou me vitimizar dizendo ser doente...
Lembro ainda de vezes que todos parentes e alguns amigos viajavam à uma colonia de férias, por exemplo, e eu ficava só. Sofria muito, mas preferia assim pelo fato de que nesses lugares geralmente tem alojamentos masculinos e femininos. Naquele tempo, lá por 1995, nem se falava em transexualidade e as pessoas trans eram vistas como travestis, mas tratadas como homens.
Eu sentia-me "diferente" sabia que era uma mulher, mas não sabia era como mostrar isso aos outros. Minha esperança única era uma moça linda chamada Roberta Close, que havia quebrado todas as cadeias e libertado-se de um genital e tornando-se assim integralmente a mulher que sabia ser!
Então reflito e chego à essa conclusão que nunca fui doente de fato. Não era aquele órgão um tumor.
Era sim o que EU o transformaria, caso não o "removesse"; e então sim poderia ele ser um câncer, uma depressão, exclusão social ou um suicidio! Ou seja: penso não ser a transexualidade a doença e sim as causas (dependendo de como a trans lida) de não se ter acesso à cirurgia. Dai sim, Saúde Pública.
Então podemos ficar tranquilos, Mulheres e Homens transexuais, não somos doentes, somos pessoas sadias, fortes e aptas a lutar por nossa libertação, ACREDITAMOS e SOMOS sim quem acreditamos ser!!! Já está na hora de pensarmos em alternativas de garantirmos este direito sem ser visto como doença. Com a dignidade e o respeito que a questão mereçe e um acesso mais facilitado e amplo também. Pois em alguns estados, as transexuais (mesmo vistas e consideradas como doentes pelo MS) não tem direito ao serviço do Processo Transexualizador... É complicado e complexo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario... Mas seja coerente com o texto e respeitoso (a) ao formular seus comentários... Este espaço é seu, então torne-o um agradável espaço de comunicação!